Pré Candidata

Pré Candidata
Deputada Estadual

Filha do deputado Durval Ângelo está entre presos no Zimbábue

Filha do deputado Durval Ângelo está entre presos no Zimbábue

Parlamentar petista disse que aguarda "com o coração apertado" a liberação de Maria Júlia Gomes Andrade, antropóloga que foi presa com mais 21 pessoas no país africano

PUBLICADO EM 10/11/17 - 19h45

Angélica Diniz

A filha do deputado estadual Durval Ângelo (PT), Maria Júlia Gomes Andrade, está entre os três brasileiros presos nesta sexta-feira (10), no Zimbábue. Junto com ela, foram detidos  frei Rodrigo Peret, da Comissão Pastoral da Terra de Uberlândia, e Jarbas Vieira, do Movimento de Atingidos pela Mineração. Outras 19 pessoas de cinco países africanos também foram presas.

O grupo, que participava de visita a uma região de mineração de diamantes em Mutare, no Zimbábue, foi levado por um ônibus da polícia local a uma prisão da cidade, a 270 quilômetros da capital, Harare, na fronteira com Moçambique. Eles participavam de atividade de intercâmbio do Diálogo dos Povos Brasil e América Latina.

Segundo Durval Ângelo, a filha, que é antropóloga, e os outros presos estão há mais de dez horas aguardando para serem ouvidos pela polícia. “Estou atento, esperando, aguardando com o coração apertado, mas torcendo para que nada grave aconteça”, afirmou o parlamentar.

A alegação para a prisão do grupo é de que estariam violando uma área de propriedade privada, que pertence a uma mineradora chinesa, que explora diamante na região. No entanto, a atividade era realizada em uma comunidade onde vivem cerca de 6.000 pessoas.

Maria Júlia atua em movimentos dos atingidos por barragem, especialmente dos atingidos pela barragem do rio Doce. O petista disse que a filha trabalha como professora, dá cursos em outros países e participa de encontros sobre mineração. “Ela foi a esse encontro de solidariedade a comunidades pobres. O Zimbábue vive uma situação muito especial, porque 80% da população está desempregada e faz bicos na área de mineração. Então, minha filha participa dessas gestões de solidariedade, nessas interlocuções e ela é especialista em atingidos por mineração”

O Itamaraty já foi informado sobre as prisões.

Compartilhar:
← Anterior Proxima  → Página inicial

Conheça a CPO

Siga no facebook

Siga no facebook
Clique

.

.

Seguidores

Google+ Blog da Renata

.

.

Popular Posts

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Pages - Menu