No dia 6 de setembro comemora-se o “DIA DO PROFISSIONAL DE INTELIGÊNCIA”.

No dia 6 de setembro comemora-se o “DIA DO PROFISSIONAL DE INTELIGÊNCIA”.

A data é referência ao Decreto n. 9.775-A, de 06/09/1946, que criou o Serviço Federal de Informações e Contra-Informações (SFICI), primeiro serviço secreto formalmente estabelecido pelo Estado brasileiro.

Apesar de instituído por Eurico Gaspar Dutra, o SFICI só foi efetivamente estrutura a partir de 1956, quando o Governo Juscelino Kubitschek enviou brasileiros aos EUA para treinamento na CIA e no FBI. Aspectos interessantes do SFICI: ele foi criado antes da CIA (estabelecida em 1947) e começou a funcionar no auge da democracia brasileira do pós-II Guerra Mundial, em um Governo considerado um dos mais democráticos de nossa história. Gosto de lembrar disso para assinalar que democracia e inteligência são plenamente compatíveis e nenhuma grande democracia pode prescindir de serviços secretos.

Apesar do pouco reconhecimento nos dias de hoje, o SFICI foi um marco da atividade de inteligência no Brasil, não só em virtude da formação de uma doutrina e de práticas adotadas até hoje, mas porque dali advieram grandes brasileiros que conduziriam o País nas décadas seguintes, como o próprio General GOLBERY (BRUXO) do Couto e Silva e o Presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo.

Passa da hora deste País dar o devido valor ao profissional de Inteligência e à atividade por ele exercida.

Minha homenagem a todos os soldados do silêncio!

Compartilhar:
← Anterior Proxima  → Página inicial

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

SOLUÇÃO EMPRÉSTIMOS

.

.

Seu voto em 2018 vai para:

Seguidores

Google+ Blog da Renata

.

.

Popular Posts

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog

Pages - Menu